QUEM SOMOS
A AVCD6.5, Associação de Velejadores da Classe Dinghy 6.5, é uma reunião de velejadores de pequenos veleiros monocasco, de fundo redondo, em armação cat-boat, com mastro na proa sem estaiamento, com área vélica de 6.5m2 (metros quadrados), que na língua portuguesa se denominam caíco à vela (pequena embarcação a vela, de um só mastro), ou dinghy, nome abrasileirado por seu projetista e construtor original Miguel Pomar com o nome de DINGUE.
Este é um espaço dedicado à paixão pela vela, onde compartilhamos experiências, promovemos eventos e apoiamos os entusiastas da Classe Dinghy 6.5 e, como não poderia de ser, ponto de encontro da nossa base de associados formada pelos velejadores dos barcos construídos a partir do projeto original Pomar Dingue e suas subsequente atualizações, independente do construtor. Assim sendo, temos certeza que essa base sólida de veleiros construídos ao longo desses mais de 40 anos pelos construtores Pomar, Mapau, Elbe, Holos e Arquifibra, dentre outros, deverá ser garantia do sucesso de nossa associação.
Dentre outros veleiros, igualmente aptos a ingressar na classe mediante certificação pelo Comitê de Medição e aprovação em assembleia, estão os Holder 12, Hobie One, Magnun 422, Hobie 3.9, Orca, Tropical e o Trindade 14 dentre vários. A opção pela inclusão de barcos antigos e de fabricantes de outros modelos semelhantes com área vélica de 6.5m2, é uma abordagem no mínimo “ousada” para trazer a participação de diversos velejadores que possuem barcos semelhantes para a água. O conceito de monotipo, no entanto, será defendido para cada um dos diferentes modelos de veleiro Dinghy 6.5. Cada um dos modelos solicitantes de ingresso e reconhecimento como Dinghy 6.5 deverá ter, após solicitação formal por um de seus representantes, seus diagramas de medição verificados, validados e certificados pelos medidores da classe que emitirão um certificado provisório até a sua aprovação definitiva em Assembleia. Os diagramas serão incluídos na seção de Diagramas de Medição da Classe Dinghy 6.5. para o Manual da Classe.
A retirada de qualquer atributo de “exclusividade” garante a possibilidade de surgimento de novos fornecedores e construtores, dede que alinhados às regras e à medição. Essa “abertura” garante uma amplitude maior de barcos, em especial a inclusão dos mais antigos e os novos entrantes no mercado de forma democrática e competitiva. Para as competições poderemos utilizar fatores de correção de tempo, handicap ou outros que venham tornar as competições sadias, justas e divertidas para todos..
AVCD 6.5 – Missão, Visão e Valores
● Uma organização autônoma, auto-financiada, auto-administrada, transparente e democrática
● Fornecemos coordenação, organização e comunicação para os associados da classe
● Fazemos a articulação com autoridades desportivas, em âmbito regional, federal e nacionais
● Zelamos pela regra do monotipo one-design
● Promovemos a deselitização da vela, incentivando a construção de barcos mais baratos
● Protegemos o projeto original e suas atualizações, garantindo a consistência e paridade entre barcos
● Monitoramos e desenvolvemos novos fabricantes de barcos e acessórios náuticos
● Promovemos a classe e a competição justa e limpa
● Publicamos anualmente o Manual da Classe
● Organiza eventos e participamos na organização de campeonatos regionais, estaduais e nacionais
● Incentivamos a vela feminina
● Administramos a classe
● Definimos os padrões
VEM PRA ÁGUA VELEJAR CONOSCO!
NOSSA EQUIPE DE DIRETORIA E FUNDADORES
Conheça a diretoria dedicada que faz a AVCD6.5 navegar ainda mais longe.
Danilo Dagnino
Presidente
Com anos de experiência na vela, Danilo Dagnino lidera a AVCD6.5 com paixão e dedicação.
Vinicius Moraes da Costa Silva
Vice presidente
Vinicius Moraes traz sua expertise em eventos náuticos para criar experiências memoráveis para os velejadores da AVCD6.5.
Gabriel Dias Pomar
Conselheiro
Gabriel Pomar trabalha para promover a vela e fortalecer a comunicação da AVCD6.5, conectando a comunidade de velejadores.
Geraldo Sass
Secretário
Geraldo Sass é responsável pela gestão financeira da AVCD6.5, garantindo o suporte necessário para as atividades da associação.